CENTRO

Arquitetura - História - Estilo de vida

Para entendermos nosso presente, precisamos revisitar nosso passado, vamos conhecer onde tudo começou, locais importantes na história de São Paulo e o lado B da cidade.  Sentir a cidade que pulsa a cada segundo.

 

LIBERDADE

Liberdade e seus segredos

O tradicional bairro da Liberdade é popular pelos restaurantes japoneses, lojas de produtos orientais, e a presença imigrantes asiáticos. O que nem todos sabem é que a região sepulta um passado traumático, ali guarda lembrança dos espaços de punição dos negros no período da escravidão e que pode estar relacionado a escolha do nome do bairro Liberdade.

 

pompéia e

barrAfunda

Lina Bo Bardi. Niemeyer e história

Essa área oferece uma diversidade de lugares e passeios incríveis para quem é gosta de arquitetura que vai de Oscar Niemeyer a Lina Bo Bardi, parques e cantinhos secretos.  Caminhar pelas ruas da região que já foi um bairro operário já é uma experiência.

 

paraisópolis

Modelo de organização e comunidade

Esse passeio revela o lado cultural da segunda maior favela da capital paulista. Iremos caminhar pelas ruas da Paraisópolis, conhecer projetos sociais desenvolvidos na comunidade, artistas como o jardineiro Estevão, que tem o apelido de “Gaudí brasileiro”, pois mora em sua obra de arte a Casa de Pedra. A Paraisópolis é considerada um hub de empreendedorismo e modelo de organização de comunidade. Você vai se surpreender!

 

BIXIGA E BELA VISTA

Mistura italiana

Como nasceu esse bairro que recebeu tantos

imigrantes italianos, especialmente da Calábria, que construiram seus casarões que abrigavam várias famílias não só por conta da pobreza mas por hábitos culturais de comunidade. A origem das cantinas que notabilizam o bairro está no início do século XX. A princípio, não passavam de armazéns onde os homens se reuniam para comer, beber vinho e jogar cartas.Nos anos 30 acabou desenvolvendo uma vida noturna ativa, com música, cantinas, serestas, dança e até um cordão, que depois viria a se tranformar num dos orgulhos do bairro, a escola de samba Vai-Vai.

 

O SEu tour

Do seu jeito, um caminho na cidade especialmente para você

É possível criar um roteiro exclusivo para você, de acordo com os seus interesses, tempo e expectativas.

Para isso conte um pouco de você em nosso questionário, assim poderemos entrar em contato já com algumas boas opções...